O chocolate trufado é um dos favoritos quando entramos no mundo dos doces e guloseimas. Ele é uma alternativa bastante popular aos bombons de chocolate, e possui tipos e sabores variados. Não existe momento ou lugar certo para ele. O que importa mesmo é poder saborear esta delícia!
Afinal, nada mais acolhedor do que ter a oportunidade de saborear esta iguaria depois de um dia corrido de trabalho, não é? E para as mulheres, ele funciona como uma espécie de doce calmante, quase que mágico, absorvendo suas angústias e dissipando aquela sensação ruim ocasionada pela famosa TPM.
Antes de chegarmos à receita da trufa de chocolate, vamos entender um pouco sobre a trufa e qual a diferença entre ganache, trufa cogumelo e achocolatada.
O que é a trufa?
Você sabia que o nome ‘trufa’ veio de um cogumelo subterrâneo usado no universo da gastronomia? Ele inspirou a criação de uma sobremesa por parte de um chef confeiteiro austríaco, que ficou super popular na época, dando origem a novas maneiras de aumentar a durabilidade do doce e, por isso, resultando no envolvimento dele no chocolate.
Quando o chocolate é trufado?
Esta resposta é bastante simples: o chocolate é trufado quando o seu interior é recheado com ganache. Além disso, ele possui características mais artesanais, com matérias-primas mais requintadas, normalmente com maior quantidade de cacau, que pode estar unido à bebidas alcoólicas.
Ele é feito com massa de chocolate derretido, somada ao creme de leite e recheio de sua preferência. Essa massa fica em descanso e, após endurecer, é modelada e finalizada com uma cobertura envolvente de cacau em pó.
Quando servir?
O chocolate trufado pode ser servido principalmente como uma sobremesa, e fica muito elegante, por sinal! As principais ocasiões podem ser: casamentos, aniversários, batizados e outros compromissos mais formais.
Além de saborosa, é uma escolha prática e que carrega com ela um significado envolvente de carinho e acolhimento. Já parou para pensar que sempre relacionamos o chocolate com esses intuitos? Independente de homem ou mulher, ele agrada ao paladar de todos e é um presente universal!
Trufas x trufas achocolatadas
As trufas são diferentes dos bombons: elas são a frutificação do cogumelo subterrâneo. Já no caso da trufa de chocolate francesa, são relacionadas a qualquer tipo de doce, muito semelhantes à trufa, mas envolvidas pelos chocolates.
Hoje em dia, você consegue encontrar diversas receitas de trufas, inclusive de chocolate, confeccionadas e com embalagens de forma bastante caseira. E por falar em receita, que tal colocar a mão na massa?
Receita de recheio trufado de chocolate
Esta receita que vamos disponibilizar agora vai levar aproximadamente meia hora, com rendimento de 20 porções. Hmm… já começou a salivar por aí? Vamos aos ingredientes:
- 500g de chocolate meio amargo
- 1 caixa de creme de leite
- 2 colheres de sopa de achocolatado
- Forminhas de modelagem para as trufas
- Embalagem própria para trufa
Preparo:
- Para começar, derreta 400g do chocolate por 1:30′ minuto, mexendo com uma espátula.
- Passe bem o chocolate derretido com uma espátula nas forminhas de molde, sem deixar nenhuma falha.
- Garanta que haja sobra de chocolate derretido o suficiente para fechar as trufas.
- Leve-as para o freezer por aproximadamente 5 minutos.
- Durante este tempo, derreta as 100g restantes do chocolate por 1 minuto e acrescente o creme de leite e o achocolatado.
- Retire as forminhas do freezer e recheie.
- Utilize o restante do chocolate para fechar as trufas.
- Coloque por mais 5 minutos no freezer.
- Retire e embale da forma como preferir.
Esta receita é um sucesso! Vocês vão concordar assim que tudo ficar pronto!
Dicas imperdíveis para chocólatras
Se você, assim como nós, tem verdadeira paixão por chocolate, a gente quer te ajudar a encontrar os melhores lugares para se deliciar com eles.
Pouco importa hora, lugar ou período do ano, se é data comemorativa ou não, o que importa para nós é poder encontrar bons chocolates por aí, concorda? Por isso, trouxemos alguns lugares que são fantásticos e especializados neste doce e que você não pode perder!
- Não poderíamos iniciar sem citar o país mais relacionado ao chocolate: a Suíça e sua Fantástica Fábrica de Chocolates, onde é possível acompanhar de perto o processo produtivo, com direito à degustação.
- Loja Max Brenner – Nova York: de cara, você já recebe uma caneca deliciosa de chocolate quente, com várias opções de itens produzidos com cacau.
- Chocolate Maya, Tabasco – México: uma diversidade em chocolate.
- Padaria Magnolia – Nova York: mais uma vez, NY saindo na frente com uma padaria estilo vintage, com destaque para o bolo de chocolate alemão.
- Turim – Itália: peça o tradicional chocolate quente.
- Valrhona Chocolate – França: chocolates produzidos com a manteiga do cacau.
- Chocolateria San Ginés – Madri: uma balada com opções de churros ao chocolate quente.
- Nemesis – Londres: um restaurante que serve o bolo de chocolate que leva o mesmo nome, com uma crosta generosa de chocolate e um sabor inigualável!
- Bournemouth – Inglaterra: uma sobremesa maravilhosa é servida no Chocolate Hotel.
E aí, já se considera um entendedor de chocolates trufado? A receita que te passamos, deu certo? Que tal aproveitar o restinho do clima frio para conferir algumas das melhores opções de chocolate para inverno? E se você ama aquelas variedades de chocolates tradicionais, você pode acessar todas elas clicando aqui. Qual deles é o seu preferido?
Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.