Como Fazer Ganache Para Recheio de Bolo? 4 Formas Fáceis!

O ganache poderia ser facilmente eleito a opção de recheio mais versátil no mundo da confeitaria! Não importa a intenção de uso, seja em bolos, tortas ou cupcakes, a textura aveludada e o sabor incrível do creme é inconfundível. Quem sabe o que é ganache, com certeza compartilha conosco o amor por este tipo de recheio e cobertura adocicada!

Se o desejo de aprender a fazer a melhor receita de ganache para recheio de bolo bateu a sua porta, fique atenta às dicas que o blog da Mercadoce detalhou no post de hoje para você. Talento na cozinha não será um ingrediente imprescindível por aqui!

Continue a leitura e aprenda agora mesmo 4 receitas diferentes de como fazer ganache de chocolate para diversos tipos de uso. Todas as receitas são super fáceis de executar, conseguindo a consistência perfeita de um recheio que não escorre no bolo e permanece deliciosa pelo tempo que precisar. Aproveite!

Melhores Receitas de Ganache para Recheio de Bolo

A aposta clássica de ganache para recheio de bolos é mais uma contribuição da cozinha francesa que devemos agradecer de joelhos! Além de unir as camadas de um bolo, o ganache também agrega sabor como recheio de trufas, cupcakes e, se preferir, é possível ser oferecido em festas como mousse de chocolate.

Considerando que o ganache tem como base a mistura de creme de leite e chocolate derretido, a variação das receitas está basicamente nas proporções de cada ingrediente. O motivo principal está nas particularidades que cada tipo de chocolate tem, como porcentagem de cacau e gordura. Veja a se seguir como fazer receita de ganache para recheio de bolo usando diferentes opções de chocolates:

1) Ganache de Chocolate ao Leite

Bastam 650 gramas de chocolate ao leite e 300 gramas de creme de leite com 35% de gordura para fazer um ganache perfeito! Você duvida? Então, faça um teste e siga as etapas a seguir para conseguir o ponto e o sabor perfeito do recheio universal de quem ama o gostinho de chocolate em cada mordida no bolo!

  1. Prepare o banho-maria esquentando uma panela com água no fogo-médio;
  2. Corte em pedacinhos o chocolate ao leite e coloque em um pote de vidro;
  3. Derreta o chocolate em banho-maria ou colocando no micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos, fazendo intervalos para misturar e evitar a queima do chocolate;
  4. Uma vez derretido o chocolate, coloque a massa em outro pote e acrescente o creme de leite;
  5. Misture bem os ingrediente até que a massa fique homogênea;
  6. Use plástico filme para cobrir o pote;
  7. Aguarde cerca de 5 horas para que o ganache descanse fora da geladeira;

Para que o ganache volte a ficar brilhoso, volte a mexer na massa com uma espátula. Pronto! Agora o seu ganache estará no ponto certo para rechear o seu bolo. Caso esteja sem tempo, você pode distribuir o creme ganache em potinhos, colocá-los para gelar durante 20 minutos e servir como mousse!

2) Ganache de Chocolate Meio Amargo com Rum

O passo a passo para fazer ganache de chocolate meio amargo não difere muito da receita anterior. Na lista de ingredientes, temos:

  • Chocolate meio amargo picado: 300 gramas;
  • Creme de Leite UHT: 150 gramas;
  • Mel: 1 colher e 1/2 de sopa;
  • Rum: 1 colher de sopa.

Para derreter o chocolate meio amargo, você pode usar o micro-ondas ou a técnica de banho-maria na boca do fogão. Em seguida adicione o restante dos ingredientes e misture-os com um fouet, fazendo movimentos circulares e contornando as laterais do pote até que a massa se torne uniforme.

Se estiver com pouco tempo para esperar que o ganache esfrie, você pode colocá-lo na geladeira por 10 minutos, retirar para misturar novamente e voltar para a geladeira por mais 10 minutinhos. Repetindo esse processo, você consegue esfriar o creme sem desandar o ponto da consistência!

3) Ganache de Chocolate Blend

O chocolate blend é a melhor opção para quem prefere um doce que não seja muito doce ou muito amargo! Geralmente feito com a mistura de 70% de chocolate ao leite e 30% de amargo, o chocolate blend também pode ser usado na receita de ganache para recheios. Confira:

  • Chocolate blend: 450 gramas;
  • Manteiga sem sal: 1 colher de sopa;
  • Creme de Leite UHT: 250 gramas com 20% de gordura;
  • Conhaque ou licor: 15 mililitros (opcional).

O modo de preparo consiste no derretimento do chocolate blend – que não pode ser cobertura fracionada, hein! A próxima etapa é misturar a manteiga sem sal na massa aquecida para que ela incorpore bem no ganache, seguida da adição de creme de leite e do conhaque, sendo este último um ingrediente opcional. Cubra com plástico filme e deixe descansando por pelo menos 5 horas fora da geladeira se a temperatura ambiente estiver agradável.

Para deixar o ganache com um aspecto mais acetinado e cremoso, use o mixer para potencializar a mistura dos ingredientes. A receita renderá 730 gramas de um delicioso ganache para rechear 2 camadas de um bolo com diâmetro de 15 centímetros, por exemplo.

Quanto à validade, o ganache de chocolate blend irá durar 3 dias em temperatura ambiente, 7 dias quando armazenado na geladeira ou até 30 dias se colocado em um pote bem fechado no freezer.

4) Ganache de Chocolate Branco

Pelo fato do chocolate branco ser mais gorduroso, a quantidade de creme de leite a ser usada na receita deve ser menor em relação ao primeiro ingrediente. Portanto, após derreter 700 gramas de chocolate branco, você deve acrescentar 300 mililitros de creme de leite com 35% de gordura e bater rapidamente a mistura com um fouet.

Uma vez homogêneo, coloque o creme para gelar por 20 minutos e volte a bater na massa por 5 minutos, mas agora usando uma batedeira em velocidade alta. Dessa maneira, você consegue deixar o ganache mais aerado, aumentando o seu volume e deixando-o mais leve!

Qual o ponto certo do ganache?

A resposta depende da sua intenção! Qual tipo de sobremesa você deseja fazer: um bolo de aniversário para comemorar com a família ou donuts recheados com ganache e demais receitas de doces que são diferentes e lucrativas? A textura do creme difere em cada uma dessas situações. Saiba o que fazer para acertar nas diferentes consistências de ganache para recheio:

Ganache em Consistência Lisa

Perfeito para ser usado tanto em recheio quanto em cobertura, o ganache liso é obtido assim que todos os ingredientes foram misturados. Para aproveitar o ponto mais líquido do creme, você deve usá-lo ainda morno!

Ganache no Ponto de Bico

A melhor maneira de fazer ganache para usar no saco de confeitar é alternar momentos de descanso e trabalho da massa. Para ter sucesso na receita e acertar no ponto de bico, você deve:

  • Deixar o ganache coberto e descansando em temperatura ambiente por 4 horas;
  • Colocar na batedeira e bater por 5 minutos em velocidade média;
  • Transferir novamente para um pote com plástico filme cobrindo;
  • Aguardar o segundo tempo de descanso, agora com duração de 2 horas, também em temperatura ambiente.

Ganache Consistente e com Aspecto Fosco

Após finalizar a sua receita de ganache, você deve transferir o creme para um pote com tampa hermética ou cobri-lo com plástico filme para descansar por 12 horas fora da geladeira. Desse modo, ele estará pronto para ser utilizado entre as camadas do seu bolo ou até mesmo como a base para fixar a pasta americana na cobertura do doce.

Dica importante: evite mexer demais na massa do ganache após o período de descanso. Conforme você for trabalhando com o creme, ele voltará a amolecer e ficar brilhoso, perdendo a consistência mais dura que você deseja.

Como recuperar o ganache mole?

Fácil, resfriando a massa novamente! O erro que faz desandar o ponto do ganache geralmente está na fase de derreter o chocolate. Por ser um ingrediente delicado à variação de temperatura, o chocolate quando aquecido demais fica em camadas, deixando a gordura do chocolate como um óleo entre a massa de chocolate, que ficará em pedaços.

Não é preciso entrar em desespero e descartar o seu ganache caso ele fique assim! Para incorporar novamente o óleo ao chocolate, troque a massa para um pote mais frio, coloque na geladeira e mexa a massa de 5 em 5 minutos. Assim, você recupera a base do ganache e poderá usá-lo na sobremesa que deseja!

O que fazer se o ganache ficar duro?

Como a tendência do ganache é endurecer conforme o tempo passa, é normal que a consistência fique mais firme depois do tempo de descanso, seja dentro ou fora da geladeira. O truque para retornar à textura cremosa do ganache é levá-lo ao banho-maria até atingir o ponto desejado para utilizar logo em seguida.

Atente-se para mexer delicadamente durante o aquecimento do creme e não elevar demais a temperatura do ganache durante o banho-maria! Caso esteja utilizando o micro-ondas, aqueça metade da receita durante 30 segundos e misture com o restante do ganache para acertar na temperatura.

Pode colocar ganache na geladeira?

O ganache pode ser colocado na geladeira para deixá-lo mais firme ou ainda para prolongar o seu período de validade. Em receitas que utilizam creme de leite fresco, o ganache pode ser usado em até 4 dias. Se o creme for de caixinha, o tempo é maior ainda: são 6 dias!

O ideal mesmo é fazer o ganache na noite anterior ao dia de rechear o bolo e deixá-lo na temperatura ambiente. Obviamente a dica serve aqueles dias mais frios! Quem mora em regiões mais quentes, a geladeira será a melhor opção para conservar o seu ganache.

Agora que você tem em mãos vários tipos de receitas de ganache para seus bolos e doces ficarem mais apetitosos, que tal conferir outras dicas de receitas incríveis com chocolate disponíveis aqui no blog da Mercadoce? Fique à vontade e evolua cada vez mais na arte da confeitaria!

Nos vemos no próximo post!

Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.

Deixe um comentário