Como Ganhar Dinheiro Vendendo Doces? 6 Dicas da Mercadoce

Talento com as panelas é o bastante para encantar o paladar dos familiares, mas quando a confeitaria passa a ser um meio de trabalho, o empreendedorismo exige muitas outras habilidades! Oportunidades de negócio como ganhar dinheiro vendendo doces necessitam de estratégias com metas e prazos bem definidos para que você consiga o resultado esperado.

Ao criar a sua própria marca de comidas adocicadas, seja para complementar a renda do lar ou apostar no sonho de começar um pequeno empreendimento de doces, você encontrará diversos obstáculos que podem ser evitados com um bom planejamento e otimização de processos!

O conteúdo de hoje está no ponto certo para quem deseja aprender como vender doces utilizando métodos fáceis de administrar. Não perca tempo e continue a leitura do post do blog da Mercadoce para garantir que as suas receitas saborosas de doces se tornem uma ótima fonte de dinheiro! Confira:

1) Monte o seu plano de negócio

É possível ganhar dinheiro vendendo doces e para começar com o pé direito, nada melhor do que fazer um planejamento! Lembrando que cérebro não é lugar de guardar informações, mas sim de gerar novas ideias, transfira para um papel como você visualiza o seu novo negócio.

Uma vez listado todos os seus desejos sobre como gostaria de ganhar dinheiro com doces, selecione as ideias mais criativas e possíveis de executar no momento.

Em seguida, torne a sua lista de ideias em lista de tarefas! Isso significa que você deve definir onde será feita a produção dos seus doces, orçar os utensílios e ingredientes que são indispensáveis para o início da sua venda, verificar a necessidade de ajuda extra em alguma parte do processo de produção, embalagem ou venda e – o mais importante- estipular metas!


Ao deixar bem claro a quantia de dinheiro que você pretende lucrar no final da semana ou do mês, ficará mais fácil saber quantas horas de dedicação serão precisas para que os seus docinhos de fato deem um retorno financeiro positivo! Durante o momento de conceber a parte operacional do seu negócio, eleja o diferencial da sua venda de doces!

Para isso, é possível escolher um público-alvo que ainda não é bem atendido pelo mercado atual, como os amantes por doces que possuem certas intolerâncias, ou investir na produção de doces incomuns e difíceis de encontrar nos estabelecimentos. O importante é evitar entrar em um nicho com alta competitividade e ganhar clientes apenas pela oferta de doces com preço baixo.

2) Defina qual será o seu cardápio de doces para vender

Ainda a nível de planejamento, faça uma boa pesquisa sobre quais os melhores doces que fazem sucesso entre o seu público-alvo e vá testando diferentes formas de fazer o mesmo doce até encontrar a opção que oferece um gosto diferenciado aliado a um orçamento de ingredientes que não exija um preço final muito alto para o consumidor.

Para te ajudar na busca pelos doces que mais vendem, confira o conteúdo que preparamos aqui em nosso blog chamado “Doces para vender: 7 ideias diferentes e lucrativas”! Lá você encontrará receitas que se destacam pela facilidade no modo de preparo e sabor diferenciado!

3) Preze sempre por ingredientes de qualidade

Não adianta utilizar ingredientes de qualidade duvidosa e esperar que a sua receita de doces para vender fique exatamente como você gostaria. Na confeitaria, cada item acrescentado na receita tem a sua importância no resultado final em termos de sabor, consistência, cheiro e beleza!

Portanto, ganhe a confiança dos seus clientes divulgando os principais produtos utilizados nas suas receitas a fim de mostrar que a sua preocupação com ingredientes de extrema qualidade é genuína! Mesmo quando se trata de vender doces fáceis de fazer em casa, uma lista de ingredientes bem selecionada é um truque infalível para fazer os olhos dos consumidores brilharem ao verem os seus quitutes à venda.

4) Defina o local de venda de acordo com o seu público

Lembre-se de que não é apenas escolher um local com grande fluxo de pessoas para que o seu ponto de venda seja considerado o mais ideal. É importante focar no perfil do seu público-alvo e entender onde é mais fácil encontrá-lo!

Por exemplo, se a ideia é vender para clientes mais jovens, vender em colégios pode ser uma ótima opção. Marque presença nos horários de entrada e saída dos alunos e otimize seu tempo para se dedicar ao seu negócio nos períodos livres.

Pelo fato dos colégios e universidades seguem um cronograma escolar com férias de longos períodos, talvez seja interessante ter um segundo lugar de venda para não passar sufoco. Dessa maneira, você evita ficar sem vender durante o período em que os estudantes não frequentarão a instituição de ensino!

Outras ideias de locais para ganhar dinheiro vendendo doces são locais públicos como parques e praças da sua cidade. Observe quais dias da semana há maior fluxo de pessoas e organize o seu dia de acordo com essa informação.

Além disso, você pode consignar a venda dos seus docinhos expondo-os em estabelecimentos como restaurantes e bares como uma possibilidade de comercializar suas receitas ao mesmo tempo em vários lugares e com menor esforço. Perfeito, não é mesmo?

5) Otimize seu tempo na produção e venda de doces

Conforme seu negócio for conquistando um público fiel e ganhando mais fama, a tendência é que o número de pedidos cresça cada vez mais. Docinhos gourmet para festa infantil são um ótimo exemplo de pedidos que saem com frequência e que exigem um alto volume de entrega em uma única venda.

O segredo de como vender doces por encomenda ou a pronto entrega é apostar em métodos de otimização! O que isso significa na prática? Bem, você pode automatizar as etapas de preparo dos seus doces com a ajuda de uma máquina que seja fácil de utilizar e que tenha as proporções certas para caber na sua cozinha.

Assim, você garante uma padronização na qualidade dos doces, torna o seu negócio mais profissional e ainda aumenta o seu tempo para se concentrar na parte estratégica do seu pequeno empreendimento!

Pensando na etapa de entrega dos seus produtos, vale a pena estudar as vantagens do delivery terceirizado. Os aplicativos de entrega de alimentos ou a contratação de um motoboy podem ter um custo baixo para o seu tipo de produção e ainda te ajudar a concentrar seus esforços somente na culinária e na administração do seu negócio!

6) Invista na divulgação do seu trabalho com doces

Ser visto é a etapa que vai te ajudar a recompensar todo o seu esforço aplicado nos processos anteriores. Por isso, não tenha receios na hora de divulgar sua venda de doces!

Primeiro, pense em um nome que carregue significado para o seu negócio e que seja fácil de falar. Marque presença nas redes sociais e exponha os seus doces por meio de fotos dos produtos prontos e vídeos dos bastidores da produção que ajudam a mostrar a transparência do seu negócio!

Caso tenha orçamento para investir no marketing, faça folhetos e cartões de visita para distribuir em pontos estratégicos da sua região a fim de divulgar a sua marca e, quem sabe, elevar as oportunidades de receber grandes pedidos! Seguindo todas essas dicas, você estará bem mais preparada para tornar o seu empreendimento de vender doces em um negócio super lucrativo.

Gostou do nosso post? Então continue nos acompanhando por aqui e se inspire cada vez mais com os nossos conteúdos incríveis sobre a arte da confeitaria!

Aproveite!

Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.

Deixe um comentário