O natal é uma época perfeita para reunir familiares, matar a saudade de pessoas queridas e, claro, é um período de muita comilança. Os doces, em especial, fazem a alegria dos convidados por meio da doçura que eles reservam ao paladar.
E não é para menos, né? As maravilhas das sobremesas natalinas transbordam sensações fantásticas, não só pelo sabor excepcional, mas também pela aparência singular que é marcada por características de uma das ocasiões mais esperadas do ano.
Além disso, o carinho colocado nas receitas é de arrepiar! E é exatamente esse fato que torna tudo ainda mais gostoso e bonito aos olhos, aliás, quem não gosta de uma pitada de amor a mais para aquecer o coração?
Mas e você, já decidiu qual vai ser a sobremesa de natal da vez? Para expandir seu horizonte, nós trouxemos uma lista de 5 doces natalinos para surpreender a família.
Então, continue acompanhando a leitura para descobrir um universo inteiro de possibilidades deliciosas. Ah, e já vamos adiantando que quem ler até o final vai se deparar com algumas dicas bônus que vão agregar – e muito! – à sua festa natalina. Confira!
Quais são as sobremesas de natal mais clássicas?
Quando pensamos em sobremesa de natal nossa mente nos transporta até receitas tradicionais que não podem faltar na hora de montar a mesa natalina. Elas são esperadas por grande parte das pessoas durante o ano inteiro, principalmente quando existe a tradição de comê-las só no dia de natal.
Pensando nisso, se você quer fechar a ceia com chave de ouro depois de comer aquele pedaço de peru, tender e um pouco de arroz natalino, coloque a mão na massa e sirva algumas das seguintes sobremesas:
1 – Rabanada
Podemos dizer que esse é, sem dúvidas, o doce de natal mais clássico de todos, certo? A rabanada emana o gostinho natalino em cada mordida.
Além de que é super fácil de fazer, já que com poucos ingredientes tem-se deliciosos pãezinhos açucarados com aquele toque de canela que realça o sabor da sobremesa. Simplesmente não tem como deixar essa delícia de fora da ceia.
Quer saber como fazer a rabanada? Então lá vai:
Ingredientes
- 5 pães amanhecidos;
- 1 lata de leite condensado;
- 4 ovos;
- 1 xícara (chá) de óleo para fritar;
- 3 xícaras (chá) de leite;
- canela em pó a gosto para polvilhar;
- 1 xícara (chá) de açúcar para polvilhar.
Modo de Fazer
Corte os pães em fatias médias e reserve-os. Após isso coloque o leite condensado e o leite em uma vasilha funda e mexa até ficar homogêneo. Em outra travessa quebre os ovos e bata o conteúdo com ajuda de um garfo.
Em seguida, leve uma panela com óleo para pré-aquecer em fogo médio. Enquanto o óleo esquenta, passe as fatias de pão na mistura de leite, deixe-as durante um minuto e assim transfira-as para o prato dos ovos. Passe-os com cuidado e leve imediatamente para fritar.
Para finalizar, polvilhe canela e açúcar.
2 – Pavê
“É para ver ou para comer?”. Não tem como deixar a piadinha passar em branco e, muito menos, não fazer essa típica receita natalina que agracia os corações dos convidados.
Ela é um pouco mais complexa que a anterior, mas ainda assim é fácil de fazer. Sem contar que o processo para realizá-la não é demorado, só requer bastante tempo de geladeira. Confira o passo a passo:
Ingredientes
- 2 latas de leite condensado;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 500ml de leite;
- 1 barras de chocolate;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 2 gemas de ovos;
- 1 pacote de biscoito champanhe.
Modo de Fazer
O primeiro passo é fazer o creme branco, portanto, despeje o leite e o leite condensado em uma panela, misture e leve em fogo baixo. Depois é só colocar as duas gemas junto com a essência de baunilha e mexer tudo muito bem com auxílio de um fouet. O ponto perfeito é quando formar um creme espesso.
Para a ganache, é só derreter o chocolate de 30 em 30 segundos no microondas e misturar com o creme de leite. Já para a montagem, passe as bolachas em um pouco de leite e, em uma tigela, vá alternando entre elas e o creme branco. Quando finalizado é só colocar a ganache por cima e deixar na geladeira por, no mínimo, 6 horas.
3 – Bombom Aberto de Morango
Essa é uma das receitas que pode ser feita durante o ano todo, mas no natal, em específico, não pode faltar. Incrivelmente fácil de ser preparada, ela conta com poucos ingredientes, sendo uma verdadeira perdição no paladar.
É uma ótima opção para quem já está cheio de comidas salgadas para executar e deseja servir uma sobremesa gostosa, porém simples. Veja só:
Ingredientes
- 250g de chocolate ao leite;
- 250g de chocolate meio amargo;
- 2 latas de creme de leite;
- 2 latas de leite condensado;
- 2 caixas de morangos frescos picados.
Modo de Fazer
Despeje o leite condensado em uma panela e leve ao fogo médio, acrescente uma colher de manteiga e mexa até dar o ponto de brigadeiro. Após isso, é só colocar uma caixinha de creme de leite e mexer até ficar um creme uniforme.
Em seguida, derreta o chocolate e misture com a outra caixa de creme de leite para formar a ganache. Por fim, é só picar os morangos e realizar a montagem do doce em uma travessa. Alterne entre morango e creme branco, finalizando a sobremesa com a mistura de chocolate.
4 – Banoffee
A boca chega a salivar de tanta gostosura! Assim como outras sobremesas já citadas aqui, ela dispõe de processos simples.
É a alternativa perfeita para os amantes do doce de leite, já que sua base é feita com uma boa quantidade desse ingrediente. Confira:
Ingredientes
- 1 pacotes de bolacha de maisena;
- 200 g de manteiga;
- 2 potes de doce de leite;
- 1 garrafinha de creme de leite fresco gelado;
- 5 bananas;
- canela para polvilhar.
Ingredientes
Comece triturando as bolachas até formar um farelo e depois misture a manteiga já derretida. Em seguida, espalhe o preparo em uma forma de fundo falso.
Após isso, pique as bananas em rodelas e ajuste-as na forma – acima da base de bolacha. Acrescente o doce de leite de modo a pegar a forma inteira. Assim, leve o doce para gelar antes de dar início ao preparo do chantilly, que é só bater o creme de leite fresco gelado em uma batedeira por 5 a 8 minutos.
Por fim, despeje-o em cima do doce de leite e polvilhe um pouco de canela.
5 – Cheesecake de Morango
Essa sobremesa tem a cara das festas natalinas, não é mesmo? Além de super saborosa, sua aparência que possui cores em branco e vermelho tem tudo a ver com o natal.
Ela é um pouquinho mais trabalhosa de ser feita, mas cada segundo vale a pena na hora de saboreá-la. Veja:
Ingredientes
- 100 g de manteiga sem sal;
- 200 g de biscoito maisena;
- 1 pote de cream cheese (300g);
- 1 xícara de açúcar;
- 2 ovos;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
- 1 caixa de morango;
- 75ml de água;
- 1 xícara de açúcar para a geleia.
Modo de Fazer
Misture a margarina com o açúcar e os ovos até criar uma mistura homogênea, depois é só colocar o cream cheese. Acrescente a farinha e o fermento e mexa. Assim, despeje o recheio e leve ao forno médio pré-aquecido a 200ºC por 1 hora. Espere esfriar para desenformar.
Enquanto ele resfria, coloque os morangos em uma panela e leve ao fogo baixo junto com a água e o açúcar até formar uma geleia. Por fim, desenforme o cheesecake e espalhe o doce de morango por cima.
Afinal, como montar uma mesa de doce natalina?
Depois de tantas sobremesas deliciosas, é preciso caprichar na apresentação, tanto dos pratos quanto da mesa. E para isso, existem algumas artimanhas que são ótimas na hora de montar uma mesa de doce natalina perfeita. E sabe do melhor? É possível utilizar os adereços que você tem em casa.
São pequenas decorações que fazem toda a diferença na hora de celebrar mais um natal. Temos certeza que os seus familiares vão ficar de queixo caído quando baterem os olhos e encararem o visual repleto de significados.
Por isso, invista em:
- Usar pinhas na decoração da mesa de natal;
- Colocar frutas picadas para colorir a mesa;
- Transformar a fruteira em um arranjo de bolas de natal.
Ah, e se você deseja saber um pouco mais sobre quais artifícios utilizar no momento de montar uma mesa natalina bonita, é só conferir o conteúdo completo que disponibilizamos aqui no blog!
Dica Bônus: que tal fazer doces de natal criativos?
Para finalizar, trouxemos 3 dicas de doces de natal criativos para você encantar os familiares. São opções fáceis de serem feitas e que dão um toque especial à festividade.
E mais: se você tiver filhos, é uma forma incrível de colocá-los para ajudar e entrar no espírito natalino também, já que são alternativas lúdicas que ganham a atenção da criançada. Confira:
1 – Cupcake de Árvore de Natal
A ideia aqui é ilustrar uma árvore de natal a partir da confeitaria. É só fazer uma massa de cupcake tradicional e enfeitar os bolinhos com um pouco de chantilly verde. Você pode utilizar corante alimentício e bico de confeiteiro para fazer as folhagens.
Ao finalizar, coloque alguns confeitos coloridos para referenciar as bolinhas coloridas que ficam penduradas nas árvores de natal.
2 – Boneco de Neve de Beijinho
O beijinho é um doce típico brasileiro amado por várias pessoas, principalmente por quem aprecia coco. Portanto, para fazer o boneco de neve é necessário realizar a receita do beijinho e enrolá-lo normalmente. Em seguida é só colocar uma bolinha em cima da outra.
Depois, faça o rostinho com confeitos de chocolate, bem como os botões que são a peça chave para relembrar o boneco de neve.
3 – Morango de Papai Noel
Simples e deliciosa, essa receita mistura o sabor ácido dos morangos com a doçura do chantilly. Além disso, é uma forma delicada de ilustrar o papai noel na mesa natalina.
Você vai precisar cortar a pontinha dos morangos, rechear de chantilly e, por fim, colocar o topo da fruta como se fosse o gorro utilizado na época de natal. Os olhinhos e nariz podem ser feitos com bolinhas de chocolate.
São tantas possibilidades que fica até difícil escolher qual fazer, não é mesmo? Mas lembre-se que você pode optar por algumas sobremesas para servir na ceia e outras para o próprio dia de natal. Então oportunidade para comer todas essas gostosuras é o que não vai faltar!
O que você achou dessas nossas dicas de doces natalinos? Aproveite e compartilhe o post com os familiares pelas redes sociais e pergunte qual as opções que eles mais gostam. Assim não tem como errar na escolha!
Hoje vamos ficando por aqui, nos vemos no próximo post!
Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.