O Que é Ganache, Como Surgiu e Para Que é Usada?
Belo, delicado, saboroso e todos os demais adjetivos positivos que você puder pensar. Sim, pretendemos falar sobre ganache hoje! O creme à base de chocolate cuja fama o precede em qualquer confeitaria de qualidade. Considerado uma receita tradicional, ele continua surpreendendo paladares por todo o mundo até os tempos atuais.
Quer entender exatamente o que é ganache e qual é a história por trás do seu surgimento? Então, prepare-se! Você irá amar o conteúdo que preparamos. Continue a leitura para descobrir as curiosidades mais interessantes sobre a versátil receita que serve para diferentes tipos de doces, seja como recheio ou acabamento.
O que é ganache?
Para descobrir o que é ganache, basta misturar chocolate derretido e creme de leite fresco. Pronto, a mágica acontece nesse exato instante! Apenas estes dois ingredientes são capazes de criar uma receita de densidade leve e perfeita para ser usada em sobremesas mais complexas.
Assim como em outros doces de confeitaria, o ganache precisa ser feito com produtos de boa qualidade para que o resultado final seja o esperado. Usar chocolates velhos ou parafinados é o caminho que leva a somente um destino: frustração por conseguir um ganache de aparência, sabor e aroma nada atrativos!
Portanto, a excelência dos ingredientes para ganache não é algo discutível, mas a consistência ideal é! Afinal, ela depende de vários fatores que são considerados a partir do objetivo final que você tem para o ganache. Dependendo da sobremesa em que ele será usado, é preciso escolher com mais atenção os tipos de chocolate, creme de leite e até mesmo optar por acrescentar outros itens à receita para acertar na textura – mais soft ou mais densa.
Quem criou o ganache?
Podemos dizer que, em partes, o acaso foi o grande inventor do ganache. O segundo responsável foi um assistente de chocolatier que misturou por acidente creme de leite aquecido em uma embalagem que continha chocolate durante seu expediente na França do século XIX. Irritado pela confusão, o chef de cozinha brigou com o pobre rapaz o ofendendo ao chamá-lo de estúpido. Agora, tente adivinhar a tradução desse xingamento em francês… Se você pensou em “ganache”, acertou!
O chef provou a mistura acidental e reconheceu a incrível doçura que ele tinha, batizando-o assim. Apesar da curiosa história ter se espalhado pelo mundo, não há provas de que seja um fato real ou uma fábula. Mas isso é o que menos importa, afinal um doce delicioso como esse merece uma versão oficial bem curiosa, você não acha?
Para que serve ganache?
O ganache de chocolate é ideal para servir de cobertura ou recheio – até mesmo das duas maneiras em uma única receita! Não há regras para a sua utilidade, contanto que os demais ingredientes do doce a receber o ganache não domine o paladar e apague o sabor do chocolate. Não podemos esquecer que o propósito do ganache é exatamente esse: realçar o gosto do chocolate por meio de uma textura aveludada.
Nas versões atuais de ganache, sabe-se que o mel, especiarias, licores e ervas aromáticas consegue harmonizar muito com o chocolate e o creme de leite sem prejudicar a experiência final.
O cuidado extra fica nas proporções de cada ingrediente. Por exemplo, se o teor de cacau for alto, será preciso aumentar a quantidade de ingredientes líquidos para que a cremosidade do ganache não seja afetada.
Onde posso usar ganache?
Falamos várias vezes que esta receita com chocolate é super versátil na cozinha dos confeiteiros, mas ainda não revelamos onde exatamente é possível usar o ganache! Para você ter uma ideia da variedade de opções que existem, listamos algumas sobremesas que ganham vida ao receber o ganache em seu preparo. Veja a seguir:
Em bolos e tortas
Nada mais irresistível do que ver tortas e bolos ganhando uma linda cobertura feita com ganache. O efeito que ele dá é demais: deixa a superfície da sobremesa mais úmida e apetitosa!
A experiência fica melhor ainda quando cortamos um pedaço do doce e vemos uma camada generosa de recheio feito com esse creme. Se você nunca testou usar ganache nas suas receitas de bolos e tortas, não perca mais tempo!
Na cobertura de cupcakes
Os cupcakes são conhecidos pela beleza e sabor marcantes que alegram diversos tipos de eventos, seja infantil ou adulto. Só por esse fato, já dá para imaginar que o ganache é uma ótima escolha para rechear os mini bolinhos e tornar a estética mais atraente, não é mesmo? Uma dica excelente para esse tipo de uso é gelar o ganache antes para manter a sua firmeza na hora de trabalhar com a decoração dos cupcakes.
Como creme de fondue
Mergulhar pedaços de frutas na mistura de chocolate com creme de leite é perfeito para curtir uma noite com os amigos e familiares! O fondue doce fica incrível apenas utilizando ingredientes super fáceis de encontrar.
Para facilitar o mergulho das frutas no creme, garanta que o seu ganache fique mais líquido. Ou seja, a quantidade de creme de leite deve ser maior do que você está acostumada a fazer!
Em recheios de crepes e panquecas
No café da manhã ou da tarde, não importa o horário! Crepes e panquecas tem um lugar especial no coração (ou seria estômago?) de quem aprecia as coisas boas da vida. Podemos ir além e acrescentar a tapioca com mais um lanche rápido de fazer que aceita o uso do ganache como seu recheio principal!
Nas receitas de sorvete
Aqui é possível pensar no ganache de duas formas: como uma cobertura do sorvete congelado ou um acompanhamento que deixará a sobremesa super interessante, criando a oportunidade de provar um doce bem frio (sorvete) com um creme de temperatura quente (ganache).
Em um delicioso pavê
Para encerrar nossa lista de ouro, não podíamos esquecer do pavê! Unir dois doces tradicionais – o pavê e o ganache – é a receita para a felicidade de qualquer um após um almoço ou jantar em família, fala sério!
É claro que poderíamos continuar infinitamente as dicas de receitas que o ganache pode ser usado, mas temos uma sugestão melhor de continuarmos nosso aprendizado sobre o ganache. Acesse o post “Como Fazer Ganache Para Recheio de Bolo? 4 Formas Fáceis!” e abra sua mente para as demais combinações de ingredientes capazes de elevar o nível do seu talento na cozinha.
Aproveite!
Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.