Panetone Recheado para Vender: veja 5 ideias deliciosas com a Mercadoce

Fim de ano dá um friozinho na barriga, né? São tantas comemorações bacanas que ficamos ansiosos pelo que está por vir. E vamos combinar que é uma época delícias de dar água na boca, até porque os doces natalinos são simplesmente uma perdição! Huuum… Só de pensar nos panetones trufados já começamos a salivar.

Mas você sabia que, além de aproveitar todas essas gostosuras, é possível ganhar uma graninha extra também? É isso mesmo que você está pensando, os panetones recheados são o carro chefe para um lucro maior ao final do mês. Imagina quanto sucesso uma receita feita com muito amor pode fazer?

A Mercadoce está aqui para te ajudar nessa jornada! Aqui no post você conhece receitas para todos os gostos – inclusive para a criançada. Então, vem com a gente e confira como fazer massa de panetone e recheios suculentos para incrementar o confeito!

Como fazer a massa do panetone recheado para vender?

panetone com cobertura de frutas

Se você pensa que fazer a massa do panetone trufado está fora do seu alcance e habilidades culinárias, devemos dizer que você está redondamente enganado. A partir dos ingredientes corretos sua massa irá ficar simplesmente maravilhosa, com textura fofinha e cheirinho de natal chegando!

E sabe do melhor? A receita que vamos ensinar a vocês pode ser utilizada como base para todos – isso mesmo, t-o-d-o-s! – os recheios que também iremos indicar mais a frente no post. Já separe o avental, prepare os utensílios e #partiu colocar a mão na massa!

Atenção: primeiramente é preciso fazer o que chamamos de “esponja”, uma primeira fermentação. Isso irá garantir um aspecto mais leve e fofo ao seu panetone.

Ingredientes – Esponja

  • 15g ou 1 tablete de fermento biológico fresco;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • ½ xícara de chá de água.

Modo de fazer

Em um bowl coloque o fermento e a água. Misture até que os ingredientes estejam homogêneos. Em seguida, adicione a farinha de trigo e incorpore em toda mistura com auxílio de uma colher. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por, aproximadamente, 30 minutos em temperatura ambiente para depois agregar à massa.

Ingredientes – Massa

  • ½ xícara de chá de açúcar;
  • 4 gemas;
  • 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 75 g de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 de xícara de chá de leite;
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha;
  • ½ colher de café de sal;
  • raspas de 1 limão-siciliano;
  • raspas de 1 laranja;
  • 1 xícara de chá de chocolate em gotas ou frutas cristalizadas;
  • ? de xícara de chá de uvas-passas (se desejar);
  • forma de panetone;
  • óleo a gosto para untar as mãos.

Modo de Preparo

Separe as formas de panetone e unte-as com um pouco de manteiga. Após isso, em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e o sal. Em outro recipiente despeje os ingredientes líquidos, ou seja, as gemas, o leite e o extrato de baunilha e mexa de leve com ajuda de um garfo.

Em seguida, acrescente a esponja no bowl dos molhados e misture com uma colher de pau delicadamente. Assim que ela desmanchar, adicione os ingredientes secos à mistura. Nessa parte, se preferir, pode misturar com as mãos. Aos poucos coloque a manteiga, que deve estar em ponto pomada, e continue misturando até formar uma massa homogênea.

No começo pode parecer que não vai dar certo, mas confie que aos poucos a massa vai criando forma. A melhor maneira para acrescentar a manteiga é esticar a massa, adicionar um pedaço, sovar e repetir o processo. Dessa maneira é bem provável que seu panetone fique aerado.

Por fim, adicione as gotas de chocolate (ou as frutas cristalizadas), as raspas de limão siciliano e laranja. Agora é só sovar durante uns 30 minutinhos – você pode contar com auxílio do gancho da batedeira, ok? Despeje nas formas, deixe descansar por 2 horas e depois é só levar ao fogo pré-aquecido a 180º até que toda sua casa esteja cheirando ao doce dos deuses, isto é, panetone fresquinho e caseiro.

5 Ideias criativas para fazer panetones recheados caseiros e lucrar!

Depois que sua massa já estiver assada e, claro, fria, chegou a hora de rechear cada um desses mimos que – provavelmente – já está dando vontade de comer, né? Mas não esqueça que essas gracinhas já têm dono, em especial se você trabalha por meio de encomendas.

E, brincadeiras à parte, a receita ainda não chegou ao fim. Afinal, queremos muita gostosura emergindo dos panetones por meio de recheios deliciosos que vão te deixar de queixo caído. Ah, e não vamos esquecer da magia do natal, heim?

Ela precisa estar presente nesses doces a partir de confeitos divertidos, especialmente nas cores vermelha e branca. Você pode até mesmo fazer alguns bombons com formas de silicone voltadas para o 25 de dezembro e colocar no topo dos panetones que irão ser vendidos.

Já pensou que fofura bengalas ou papais noéis de chocolates enfeitando os seus produtos? Tenha certeza que isso irá agregar ainda mais valor ao item!

Confira as opções de recheios:

1 – Panetone Trufado com Ganache

O panetone trufado com ganache é realmente um dos carros chefes da confeitaria natalina. O sabor do chocolate cremoso é indescritível, ainda mais quando chega ao paladar com uma textura lisinha e aveludada. E tem mais! Ele é super fácil de ser feito após a massa pronta.

Tudo o que você precisa é de uma caixa de creme de leite fresco e 2 barras de chocolate derretidas em banho Maria. Assim, é só misturar os dois ingredientes até que a mistura fique totalmente homogênea. Se preferir, antes de levar para gelar, coloque um pouco de bebida alcoólica da sua preferência. É um toque especial! – se preferir um passo a passo, nós temos um conteúdo completo sobre várias formas de fazer ganache aqui no blog. É só acessar!

Depois, é só fazer a montagem que também não é mirabolante. Retire um pouco de massa do centro do panetone e coloque, com auxílio de um bico de confeiteiro, a ganache até o topo do panetone. Você pode colocar como cobertura também e completar com M&Ms de natal e deixá-lo com um aspecto visual fantástico!

2 – Panetone de Leite Ninho com Nutella

Leite ninho com Nutella é quase uma junção obrigatória. Ela agrada aos mais diversos paladares, em especial aqueles que são apaixonados por doces com potentes sabores açucarados. E com o panetone não poderia ser diferente, né? E, assim como a opção acima, ele é super fácil de ser feito e pode ser decorado com frutas natalinas.

É necessário começar pelo brigadeiro de leite ninho, para que ele vá esfriando conforme os outros processos vão sendo feitos. A receita é de um brigadeiro normal, mas ao invés de colocar cacau em pó, devemos adicionar 5 colheres de leite ninho e para o preparo ficar mais cremoso é interessante misturar de 1 a 2 caixinhas de creme de leite.

A finalização também é parecida com a alternativa acima, ou seja, é só tirar um pedaço central do panetone e recheá-lo. Nesta alternativa recomendamos a alternância entre os sabores, coloque uma camada de brigadeiro de ninho e depois Nutella. Faça isso sucessivamente até o topo, que também pode ser coberto por esses dois cremes.

3 – Panetone Recheado de Maracujá Trufado

Com a massa já pronta, é hora de fazer esse recheio de comer suspirando. Afinal, é uma digna experiência ao paladar devido a doçura da composição com o toque azedinho do maracujá. Esse recheio fica com a textura um pouco mais firme que, diga-se de passagem, derrete no paladar.

Para a preparação da receita você só precisa de três ingredientes, isso mesmo, apenas três ingredientes. São eles: 500g de chocolate branco derretido, uma caixa de creme de leite e 100ml de suco concentrado de maracujá. E o melhor? É só misturar todos esses ingredientes em uma tigela que você terá um lindo creme trufado.

Um fouet ajuda bastante no momento de agregar os ingredientes. Além disso, devido às características do utensílio, a mistura tende a ficar mais aerada. A finalização é, basicamente, igual às demais, e no topo você pode colocar as sementes de maracujá com alguns confeitos vermelhos, que são a cara do natal.

4 – Panetone de Marshmallow com Brigadeiro

Marshmallow é uma iguaria versátil e saborosa, ainda mais quando faz parte de alguma receita mais complexa. O mesmo acontece com o brigadeiro, o queridinho doce brasileiro que encanta até mesmo os paladares mais críticos e aguçados.

Inicie o processo ao fazer um belo brigadeiro – o tradicional mesmo, sabe? – e acrescente uma caixinha de creme de leite para dar mais cremosidade. Depois é só derreter os marshmallows no micro-ondas ou forno e misturar com meia caixa de creme de leite. Lembre-se que esse produto precisa ser próprio para ir ao fogo, já que as opções normais não derretem corretamente. Recomendamos o Marshmallow Camping da Fini, ele é ótimo para esse tipo de receita.

O acabamento do doce também é igual aos citados acima, sendo necessário mesclar entre brigadeiro e a mistura de marshmallow. Para o topo você pode usar e abusar da imaginação, essa é uma boa oportunidade! Que tal derreter um pouco de chocolate ao leite para criar uma casquinha e acrescentar os doces fofinhos em cima?

5 – Panetone Divertido de Fini para Crianças

Pensando na criançada, nada melhor do que uma opção bastante divertida e colorida, não é mesmo? Quando falamos dos pequeninos, a primeira coisa que precisamos estar cientes é que, acima de tudo, eles são conquistados pelo visual dos doces.

Então, nada melhor do que utilizar as famosas balinhas Fini para encantar com a aparência do panetone. Inclusive, o recheio para essa alternativa é super fácil, já que os esforços estão centrados em decorar o produto. Uma boa ideia é recheá-lo de brigadeiro branco, em que no lugar do cacau é acrescentado 300g de chocolate branco.

O modo de intercalar o creme é o mesmo que nas outras opções, em que o topo fica por conta de uma casquinha de chocolate branco. É só derretê-lo e esperar endurecer em cima do panetone, para então dar início aos enfeites de bala Fini. Ah, escolha as colorações que mais têm a ver com o clima natalino, hein? As balas Amora, Tubes de Morango e Beijos ficam realmente fantásticos na produção final.

Afinal, quanto cobrar no panetone recheado?

Essa é uma pergunta bastante comum, ainda mais se é a sua primeira vez fazendo panetones recheados para vender. A dica da Mercadoce é a seguinte: contabilize todos os ingredientes utilizados, isto é, anote o preço de cada um deles sem esquecer do gás e dos gastos adicionais, como embalagem.

Agora coloque um preço em sua mão de obra, que precisa bater de frente com a concorrência. O ideal é somar todos esses pontos, dividir pela quantidade de panetones finalizados e acrescentar um lucro de 30%. Afinal, você gastou horas – ou dias – para preparar cada item com muito amor e carinho.

Qual a validade de um panetone trufado caseiro?

A validade de um panetone trufado caseiro é de 5 dias na geladeira. Como ele abrange muitos ingredientes que derretem ou azedam rapidamente, por exemplo o chocolate e o leite, é necessário mantê-lo refrigerado. O recomendado é captar o pedido dos seus consumidores e combinar uma data de entrega que seja suficiente para eles degustarem o doce.

Caso você trabalhe em uma padaria, as vendas podem acontecer de forma mais rápida. Então, é possível programar uma produção diária. Analise como vai ser a saída dos produtos da sua confeitaria e, conforme os clientes pedirem, a preparação continua. Aliás, você pode fazer um marketing nas redes sociais pautado em quão lindo ficam os panetones trufados na hora de montar as mesas de natal, sabia? É mais uma oportunidade de sair ganhando!

E aí, qual foi o recheio que mais gostou? Apostamos que teve mais de um sabor favorito. Ninguém resiste a essas combinações adocicadas e deliciosas. Ah, e se você não quiser vender, mas apenas fazer para experimentar, vai em frente e aproveite essa perdição.

Compartilhe em suas redes sociais, seus amigos podem ficar felizes em saber como ganhar uma graninha extra. Por hoje é só, mas continue nos acompanhando para ficar por dentro dessas e muitas outras iguarias culinárias de tirar o fôlego!

Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.

Deixe um comentário