É unanimidade no mundo que o chocolate é um dos doces mais desejados e saborosos! Contudo, diferente do sabor que conhecemos hoje, antigamente ele possuía outra função, com adição de iguarias exóticas para consumo. De lá pra cá muito aconteceu na história do doce, e fez dele uma mania global usada em várias receitas culinárias.
Mas vem cá, deixa eu te perguntar uma coisa: você sabe quem inventou o chocolate? Os Maias foram os primeiros a registrar o uso do cacau para a preparação de alimentos e bebidas. Entretanto, a receita foi aprimorada até chegar nas diversas versões que conhecemos hoje: barras, bombons, caldas, e tudo mais.
Continue navegando conosco e conheça as origens e curiosidades do doce mais querido de todos os tempos: o chocolate!
Quando e onde o chocolate surgiu?
O uso de cacau em preparações culinárias data de 1500 a.C. Muito comum em regiões da América Central, o fruto é registrado primeiro em documentos de povos nativos de lugares como México, por exemplo. Em específico no caso desses povos, o cacau era usado para preparar uma bebida bastante amarga e encorpada, com adição de iguarias exóticas como baunilha e pimenta.
Assim como os Maias, os Astecas acreditavam que o fruto era designado pelos deuses e, por isso, era muito usado em rituais e celebrações religiosas. O curioso é que, a bebida preparada com o cacau era tomada em rituais religiosos e a mistura oferecida para quem participasse da celebração.
Ainda bem que o passado oculto do chocolate foi repaginado e hoje o doce está presente em celebrações mais felizes, como no caso do dia dos namorados, páscoa e dia das mães, não é mesmo? Isso ocorreu graças ao interesse de um botânico chamado Carlos Lineu, de origem sueca, que nomeou a árvore de Theobroma cacao, que significa – em grego – alimento divino.
Dá para perceber como o chocolate sempre teve relação com alimentos ditos divinos e, talvez por isso, tenha carregado o título de doce mais desejado. Além disso, graças a sua “redescoberta”, a Suíça é considerada uma das melhores na produção desse alimento!
A bebida divina e de uso especialmente por nobres, o chocolate foi levado para a Europa, e ficou famoso na corte real espanhola. Mais parecido com a versão que conhecemos hoje, os espanhóis deixaram de lado as especiarias astecas e incluíram mais doce à mistura, com adição de mel e açúcar.
A mistura ficou tão famosa, que a família real resolveu determinar exclusividade na receita e a guardou sob 7 chaves em mosteiros. Como somente os monges tinham acesso, por anos desenvolveram novas combinações que resultaram em delícias degustadas por nobre e religiosos. Por muito tempo, somente a Espanha produzia o chocolate, o que a tornou como referência na arte!
Contudo, com a popularização do consumo, aos poucos o chocolate foi ganhando mais apaixonados pelo mundo todo. O que fez com que a produção aumentasse, assim como o uso intensificado no preparo de receitas saborosas e cheias de criatividade.
Como o chocolate foi trazido para o Brasil?
Foi somente em 1746 que as primeiras sementes de cacau chegaram em solo brasileiro. Trazidas da França para presentear um fazendeiro da região sul baiana, conhecido pela alcunha de Antônio Dias Ribeiro, o plantio no estado foi somente questão de tempo, assim como a popularização do consumo por brasileiros.
Graças ao clima propício para cultivo, a Bahia ficou conhecida como terra do cacau e quem o cultivava, como coronéis. A época foi tão marcante na história do nosso país, que inclusive autores famosos, como Jorge Amado, fizeram questão de abordar a influência em textos literários.
Sucesso sem parâmetros, o chocolate brasileiro levantou interesse de empresários de outras regiões do globo, como é o caso dos irmãos Neugebauer e o sócio Gerhardt. De origem alemã, eles fundaram a primeira fábrica de chocolates no país, na cidade de Porto Alegre.
Após iniciativa, empresários ficaram entusiasmados e começaram a investir mais pesado na fabricação de chocolates brasileiros. Foi quando e investidor suíço, Achilles Izella, determinou um divisor de águas e fundou uma gigante mundial. Você deve conhecê-la como Lacta, nos dias de hoje. Após isso, outras empresas surgiram, como a Garoto em 1929 e a Nestlé, em 1959.
Lotada de idas e vindas, é fato que a história do chocolate nos mostra uma trajetória de sucesso absoluto. E, como tudo que vira febre mundial, o doce também revela muitas curiosidades interessantes. Que tal conferir algumas delas? Acompanhe na sequência!
8 curiosidades sobre o chocolate!
Desde sua origem até os tempos de hoje, a história do chocolate reúne fatos muito interessantes. Alguns cômicos, outros relativamente importantes, saber curiosidades sobre o assunto pode nos ajudar a compreender como ele se tornou um doce tão apaixonante e delicioso.
1 . O chocolate branco não é chocolate
Para muitas pessoas, o chocolate branco não é considerado chocolate de fato. Isso ocorre pois, para fazer a produção da versão branca não é usado cacau, mas sim a manteiga dele. Para potencializar o sabor, são adicionados açúcar, leite e outras delícias!
2 . Sinônimo de felicidade
O chocolate possui altos índices de serotonina, hormônio responsável por nos proporcionar sensação de felicidade. Não é por nada que, aliado a isso, também é um dos alimentos mais viciantes de se experimentar.
3 . A páscoa não é data de maior venda
Se você está pensando que a páscoa é a época em que o chocolate é mais vendido, sinto informar que você está desinformado. Mas olha, para não continuar pensando assim, saiba que o dia dos namorados bate recordes de vendas! Deve ser a paixão, não é mesmo?
4 . É tóxico para cachorro
Sabe quando você está comendo uma barra deliciosa, mas seu amigo de quatro patas fica com olhos chorosos olhando para você? Não se derreta! O chocolate possui substâncias muito tóxicas para cachorros e gatos, que podem deixá-los doentes e até mesmo conduzir à morte!
5 . Já foi usado para fins medicinais
Em território europeu, por volta do século XVI, o chocolate era usado na medicina para tratamento de doenças estomacais e até mesmo febre. O consumo diário era indicado também para melancolia – hoje conhecida como depressão – e falta de libido.
6 . Suíços são os maiores chocólatras
Se você está achando que é uma pessoa fanática por chocolate, saiba que os suíços consomem, em média, dez quilos de chocolate por ano, enquanto os brasileiros 2,5 kg. Será mesmo que você está ajudando o Brasil a melhorar a colocação no pódio?
7 . Temperatura certa que derrete na boca
Ao contrário do que pensamos, não é o leite que faz o chocolate derreter na boca, mas sim a temperatura ideal. Para que isso ocorra, é necessário uma cristalização de qualidade que permite o derretimento em 35ºC, e não derreta com facilidade em clima ambiente.
8 . É um ótimo aliado para a nossa saúde
Finalmente, uma outra curiosidade – que mais parece dica de qualidade de vida – são os benefícios que o chocolate pode proporcionar a nossa saúde – desde que consumidos com parcimônia, tudo bem? Em principal os 70% cacau, são excelentes para manter nossa potência cardiovascular em dia.
Hoje, é impossível pensar em uma sociedade sem chocolate, não é mesmo? Seja no ramo alimentício ou na cultura pop, ele sempre está presente, trazendo inúmeras possibilidades de sabor – como no caso de opções com pimenta, laranja, amêndoas entre outras gostosuras!
E aí? Você já conhecia algumas dessas informações? É provável que sim, porém também acredito que muito do que tem aqui foi novidade, não é mesmo? Nós, do blog da Mercadoce, sempre trazemos conteúdos como esse! Continue conosco e conheça muito mais!
Aproveite que você acabou de conhecer a origem, história e curiosidades sobre o chocolate e aproveite para usá-lo nas suas receitas diárias. Aqui mesmo você encontra um texto que pode te ajudar nisso, corre lá e confira 12 receitas fáceis para fazer em casa!

Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.