O brigadeiro é, provavelmente, o docinho tradicional de festa mais fácil de fazer! Misturou todos os ingredientes, levou ao fogo médio e pronto! Contudo, uma dúvida que sempre surge após desligar a panela com a massa pronta é: como armazenar o brigadeiro do jeito certo?
No post de hoje, nós do blog da Mercadoce iremos te contar a resposta e ainda listamos dicas práticas para você conseguir prolongar a durabilidade desse docinho tão delicioso! Confira como você deve armazenar o brigadeiro para que ele não perca a sua qualidade, seja em sabor, textura ou cheiro! Vamos lá?
Como armazenar os brigadeiros após o preparo?
O grande segredo da armazenagem de docinhos está na manutenção da temperatura correta e proteção contra a exposição de luz solar. Quando se ignora estes dois fatores, há grandes chances de que a validade do seu brigadeiro encurte rapidamente e invalide os benefícios da forma de conservação escolhida.
Mas, vamos com calma! Antes de descobrirmos os diferentes modos de armazenar brigadeiros, precisamos revisar o primeiro passo que todos nós devemos seguir para ter um brigadeiro saboroso por mais tempo. Você sabe qual é? Bem, estamos falando do momento em que se transfere o docinho pronto na panela para qualquer outro recipiente.
O mais recomendado é colocar a massa do brigadeiro em um prato raso e largo para que ela esfrie completamente e cobrir com um filme plástico. Ao ter esse cuidado, você garante que o docinho não cristalize na superfície e o prepara da melhor maneira para:
Armazenar na geladeira
A escolha por armazenar o brigadeiro na geladeira prolonga a validade do doce em até 1 semana antes da festa planejada, entrega da encomenda ou consumo próprio. Para assegurar uma conservação correta, utilize caixa plástica com tampa hermética para evitar que o brigadeiro tenha o sabor alterado e se contamine com o cheiro dos outros alimentos guardados na geladeira.
Armazenar no freezer
Essa é a melhor opção para quem trabalha com a venda de docinhos ou pretende dar uma festa grande! No freezer, os brigadeiros conseguem durar por até 3 meses sem perder nenhuma característica original! Você pode conservá-los no freezer da seguinte maneira:
- Após a massa esfriar no prato raso coberto por filme plástico, você pode colocar em caixas de isopor próprias para alimentos antes de guardar no freezer;
- Ou ainda, enrolar o brigadeiro e fazer até 3 camadas com papel alumínio no meio para separar as bolinhas dentro do pote hermético.
Independente da opção escolhida, lembre-se de etiquetar o recipiente com a data em que os brigadeiros foram produzidos e armazenados para que você tenha um controle preciso da qualidade do seu docinho.
Armazene em caixa térmica
Considerando que uma receita tradicional de brigadeiro tem a validade de até 3 dias fora da geladeira, e ainda dependendo da condição climática da sua cidade, a caixa térmica é uma boa opção para quem tem a intenção de vendê-los na rua, por exemplo.
Uma excelente dica para quem deseja apostar neste formato de armazenagem ao vender doces é investir em uma bolsa ou caixa térmica de alta qualidade e com um fechamento que sele completamente o recipiente. Dessa maneira, a temperatura externa e a luz solar não afetam tanto a conservação do brigadeiro enquanto você os transporta por aí!
Somado a isso, evite abrir a caixa várias vezes, apenas na hora de concretizar a venda ou oferecer degustação. Assim, o brigadeiro não amolece e perde seu formato original. Ah, e não podemos esquecer das embalagens que ajudam a proteger o docinho dentro da caixa térmica!
Escolha modelos com materiais firmes para permitir o empilhamento dentro da caixa térmica sem afetar os brigadeiros. Além disso, dê preferência às embalagens com divisória interna, caixinhas conhecidas por colmeias, para manter a aparência dos doces e encantar os olhos de quem deseja saboreá-los!
Como descongelar os brigadeiros armazenados no freezer?
Chegou o grande dia e está na hora de descongelar os brigadeiros! Como fazer isso? Fácil! Calcule a sua agenda do dia para retirar a massa do freezer 2 horas antes do evento ou da entrega da encomenda e deixe o brigadeiro voltar à temperatura ambiente fora do refrigerador. É normal que o doce fique com a superfície suada conforme ele for descongelando, não se preocupe!
Caso você tenha congelado a massa antes de bolear, tome a precaução de não mexer no doce antes do tempo recomendado. Se o congelamento tiver sido feito com o brigadeiro já no formato de bolinhas, basta deixá-los descongelando fora da geladeira para depois colocar na forminha de decoração.
Quanto tempo o brigadeiro dura fora da geladeira?
Como dissemos anteriormente, os brigadeiros duram por 3 dias após o dia de produção quando eles não são armazenados na geladeira ou no freezer. Porém, esse período pode ser bem menor no caso das receitas gourmetizadas!
Fora da geladeira, o brigadeiro com frutas na receita tem a validade de 1 dia dependendo da fruta que irá ao recheio. Exemplo disso é a coxinha de brigadeiro recheada com morango! No caso dos brigadeiros com coco, a orientação é preferir a versão coco ralado seco e deixar o coco fresco para o consumo imediato do docinho.
Outra receita de brigadeiro gourmet com validade menor que a tradicional é o brigadeiro de crème brûlée. Já que ele leva gema de ovo, o doce está mais sujeito a azedar fora de um ambiente refrigerado em um curto prazo de tempo, em torno de 1 dia.
Para ter mais segurança, você pode realizar alguns testes nas próximas receitas de brigadeiro e confirmar o tempo que cada tipo de docinho aguenta sem modificar sua aparência e sabor. Na próxima leva de docinhos, separe alguns brigadeiros e vá anotando as mudanças percebidas nos quesitos textura, sabor e cheiro conforme os dias passarem.
Desse modo, você terá mais precisão em medir quanto tempo os seus brigadeiros ainda mantiveram a qualidade necessária para serem consumidos normalmente e qual é o melhor método de armazenagem para o seu negócio, caso você venda esse tipo de produto.
E aí, gostou das dicas especiais que trouxemos hoje? Continue aprendendo mais sobre o mundo da confeitaria com o blog da Mercadoce. Aproveite que está aqui e leia também “Docinhos gourmet para festa infantil: 5 ideias incríveis“!
Até lá!
Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.