Docinhos gourmet para festa infantil: 5 ideias incríveis

Independente da idade, os docinhos de festa infantil conquistam os corações de todos os convidados. As crianças amam sentir a doçura das guloseimas, enquanto os adultos apreciam a sensação nostálgica em cada nuance adocicada dos brigadeiros, beijinhos, cajuzinhos e outras tantas iguarias deliciosas dispostas nas mesas de aniversários.

Mesmo com sabores semelhantes aos clássicos, hoje em dia existem os famosos doces gourmet, que são a sensação das festas infantis. Pensando nisso, nós da Mercadoce separamos uma lista com 5 opções fantásticas de docinhos gourmet práticas de serem feitas para encantar os mais diversos paladares.

Continue lendo para saber quais são as alternativas de doces e ficar por dentro de algumas curiosidades que abrangem o universo espetacular da confeitaria em comemorações para a criançada!

Afinal, que tipo de docinhos servir em festas infantis?

Antigamente essa poderia ser uma resposta simples, visto que as opções eram um pouco mais limitadas se comparadas a enorme gama de possibilidades que temos atualmente. À vista disso, as criações na confeitaria foram evoluindo, e hoje em dia contamos com diversas possibilidades de docinhos para servir em festas infantis.

Porém, as receitas que possuem o chocolate como ingrediente principal são as mais recorrentes, já que são alternativas que todo mundo ama.

Confira 5 opções de doces gourmet com muito chocolate que fazem a alegria dos convidados:

1 – Brigadeiro Belga

Não há como negar que o brigadeiro esbanja admiração em toda festa genuinamente brasileira. Ele é um clássico da confeitaria nacional e, mesmo que com alguns toques a mais, é uma opção de docinho que não pode faltar nas festas infantis.

A opção belga agrega sutilezas que deixam esses famosos docinhos ainda mais saborosos e cativantes, e a grande diferença do brigadeiro clássico para esse se encontra no tipo do chocolate utilizado na receita e no acabamento do doce, pois são usadas barras de fabricação Belga.

Confira a receita que rende 50 unidades pequenas:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 barra de chocolate belga ao leite;
  • 1 barra de chocolate belga meio amargo;
  • Confeito belga.

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a manteiga e o leite condensado. Leve ao fogo médio e mexa para incorporar os dois ingredientes. Depois, pique o chocolate, acrescente-o na panela e continue mexendo até dar o ponto de brigadeiro. Deixe esfriar para, só então, enrolá-los e fazer o acabamento com os confeitos belga.

2 – Ninho com Nutella

A combinação de leite ninho em pó com o famoso creme de avelã é sensação nos mais diversos doces. Os formatos podem ser os mais variados possíveis, e há quem goste de transformar esse tipo de doce em “pasteizinhos” de ninho recheado com Nutella.

Portanto, eles podem ser enrolados de forma semelhante aos brigadeiros e beijinhos, mas também são feitos em meia lua. A primeira opção, mais tradicional, é colocada em forminhas, já a segunda é fechada em embalagens individuais.

Veja como fazer esse espetáculo que rende até 30 unidades em formato de bolinhas:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres (sopa) de leite Ninho em pó,
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1/2 caixinha de creme de leite;
  • 1 pote (350g) de Nutella.

Modo de Preparo

Em um recipiente no fogo baixo, misture o leite condensado com a manteiga até ficar homogêneo. Acrescente o leite Ninho em pó e continue mexendo até a massa desgrudar da panela. Depois, adicione meia caixinha de creme de leite e mexa por 5 minutos. Deixe esfriar para começar a abrir, rechear e enrolar o docinho.

3 – Cake Pop

Podemos traduzir essa receita em português como algo relacionado a “Bolo no Pirulito”. São docinhos que viraram tendência no universo infantil, principalmente por conta de suas características coloridas e divertidas, e é claro que o sabor também demonstra personalidade com suas combinações.

Além de saborosos, os Cake Pops agregam ao visual da mesa com suas propriedades lúdicas, que chamam atenção dos mais diversos olhares, especialmente das crianças.

Saiba como fazer essa delícia a partir da nossa receita que rende 20 porções:

Ingredientes

Massa
  • 1 xícara de óleo;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 3 ovos;
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de chocolate em pó;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres (sopa) de doce de leite.
Cobertura
  • 3 barras de chocolate da sua preferência;
  • Confeitos diversos;
  • Palitos de pirulito

Modo de Preparo

Primeiro é preciso fazer a massa do bolo. Portanto, coloque em uma batedeira os ingredientes secos para a massa, menos o fermento em pó. Depois acrescente os ovos e comece a bater a massa. Logo em seguida coloque o leite e o óleo e deixe misturar até a massa ficar homogênea. Quando estiver pronta, despeje a colher de fermento aos poucos. Coloque para assar durante 45 minutos a 180 ºC.

Depois que sair do forno, espere esfriar. Comece triturando a massa do bolo enquanto envolve o doce de leite para estruturar o cake pop. Após ficar uniforme, faça bolinhas e separe-as para, então, derreter o chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos. Por fim, coloque os palitos nas bolinhas, mergulhe o doce na cobertura derretida e salpique os confeitos que preferir.

4 – Cone Recheado

Não tem quem não conheça essa iguaria deliciosa. Os cones recheados sempre foram muito conhecidos por nós, mas com o passar do tempo sua receita foi sofrendo modificações até chegar na apetitosa harmonia de sabores que conhecemos hoje.

Assim como a opção anterior, são opções que podem ser enfeitadas das mais diversas formas e, por isso, a criatividade deve ser explorada para tornar as mesas de doces em festas infantis ainda mais lúdicas e coloridas.

Aprenda como fazer cones recheados de dar água na boca – rende 40 unidades:

Ingredientes

  • 3 barras de chocolate ao leite, amargo ou branco;
  • 1 Latas de leite condensado;
  • 1 caixas de creme de leite;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 40 casquinhas para sorvete;
  • Confeitos para decorar.

Modo de Preparo

O primeiro passo é fazer um brigadeiro tradicional. Ou seja, misture o leite condensado com uma barra de chocolate picada de sua preferência. Leve ao fogo, acrescente a manteiga e mexa até dar o ponto de brigadeiro. Depois é só adicionar a caixinha de creme de leite para dar um toque cremoso ao recheio.

Por fim, derreta as duas barras de chocolate que sobraram. Comece untando as casquinhas de sorvete com a base derretida e deixe esfriar durante 10 minutos. Após esse passo, é só rechear os cones com o brigadeiro feito antes, passar a cobertura de chocolate no topo do doce para fechar e decorá-lo da maneira que preferir.

5 – Mousse de Maracujá no Copinho

Os mousses no copinho são um charme e oferecem requinte à composição visual do setor de docinhos espalhados pelas festas. Mas não se engane, sua sofisticação não está relacionada com a dificuldade de execução da receita, já que o mousse de maracujá – ou do sabor que preferir – é uma alternativa simples e prática de ser produzida – além de muito saborosa.

Então, acompanhe agora como realizar essa especialidade tão formosa – rende 20 copinhos:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • Suco de 4 maracujás;
  • Copinhos plásticos para festa.

Modo de Preparo

Acrescente em um liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá. Bata tudo durante 10 minutos para que a receita fique aveludada. Despeje o conteúdo nos copinhos de festa e decore-os como achar melhor.

Se você deseja se preparar antecipadamente para surpreender as crianças e os convidados, é possível começar a fazer os docinhos até dois dias antes da ocasião especial. Esse é um bom período para colocar a imaginação e a criatividade em prática para elaborar decorações e encantar a todos.

Lembre-se de fazer os cálculos referentes a quantidade de ingredientes necessários. Conte, no mínimo, 5 docinhos para cada pessoa e, a partir daí, utilize a quantia ideal de latas de leite condensado, barras de chocolate, caixas de creme de leite e os demais produtos que mencionamos.

E aí, o que achou das nossas propostas de docinhos gourmet para festa infantil? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro dessas doçuras fantásticas.

Continue nos acompanhando para ficar com água na boca e cheia de inspiração para confeitar, até o próximo post!

Há mais de 30 anos no ramo da confeitaria, Amelinha dedicou sua vida à loja Mercadoce. Sempre com muito respeito e empatia, compartilhou seus conhecimentos e aprendeu com fornecedores e clientes ao longo dos anos.

Deixe um comentário